top of page
bee-sting.jpg
Aplicação em paciente. Foto: Apiterapia do Dr. Abelha

APITERAPIA

Apiterapia - o que é?

Apiterapia, ou "terapia da abelha", é o uso medicinal de produtos produzidos pela abelha, inclusive, o uso da apitoxina - veneno da abelha. Esse uso de produtos apícolas tem por finalidade prevenir e tratar doenças, tanto para o ser humano como na área veterinária.

 

A apiterapia também é uma medicina holística. Holístico significa usar o “todo” ou tratar o “todo”. Influencia nossa vida emocional, espiritual, o sistema nervoso e o fluxo sanguíneo, influenciando todo o corpo.


Apiterapia pode, por vezes, ser conhecido por Terapia do Veneno da Abelha - TVA.

Os produtos da abelha incluem apitoxina, mel, pólen, própolis, "pão da abelha", geleia real, larva de zangão, de operária, de princesa ou rainha, energia da abelha, ar da colmeia e cera de abelha.

Apiterapia

HISTÓRIA DA APITERAPIA

Tratamento Milenar

Terapias envolvendo abelhas existem por milhares de anos. A terapia do veneno da abelha era praticada no antigo Egito, Grécia e China - três Grandes Civilizações conhecidas por seus sistemas medicinais altamente desenvolvidos.

Hipócrates (460-377 a.C), o médico grego conhecido como o "Pai da Medicina", reconheceu as virtudes curativas do veneno da abelha para tratar artrite, inflamações, dores e outros problemas.

Com o passar dos anos e o avanço da medicina, a Apiterapia conquistou espaço dentre grandes estudiosos e acadêmicos. No séc. XIV, um prestigioso médico austríaco, clínico geral, chamado Philipp Terc, que sofria de reumatismo e dores severas nas juntas, foi atacado acidentalmente por um grupo de abelhas, em 1868. Para sua surpresa, daquele dia em diante suas dores começaram a desaparecer!

Essa experiência pessoal o impressionou e passou a acreditar que estudos clínicos realizados na Rússia em 1864, pelo Dr. M. I. Lukomsky sobre os efeitos terapêuticos das picadas de abelha deveriam ter sido levado a sério e submetido a pesquisas científicas. Passaram-se 20 anos de pesquisas e estudos científicos de Terc.

Em 1888, Terc descreve em seu relatório, a efetividade do tratamento de veneno de abelha para pessoas que sofriam de artrite reumatoide. Ele deixou seu legado através de seus filhos, e hoje, é chamado de o "pai da Apiterapia moderna".

Hoje, os avanços continuam com cada vez mais pesquisas e artigos científicos sobre os efeitos terapêuticos do veneno de abelha. Apesar de ainda existir grande resistência da classe médica em geral, muitos acadêmicos e profissionais da saúde interessados, apoiam nessas pesquisas e na propagação da Apiterapia em nível mundial.

Apicultura no Antigo Egito. Foto: Tumba de Pabasa, séc. 7-6 a.C. – Late Period

Foto: Tumba de Pabasa, séc. 7-6 a.C. – Late Period

Philipp Terc, o "pai da Apiterapia moderna".

Foto: Philipp Terc

História da Apiterapia
Aplicação em paciente. Foto: Apiterapia do Dr. Abelha

APITOXINA

O Veneno do Bem

Hoje, a crescente evidência científica mostra que a Apiterapia (terapia com veneno e seus produtos), tem como efeitos principais ativar o sistema imunológico, ser anti-inflamatório, vasodilatador e um poderoso analgésico.

 

A apitoxina é muito importante para o tratamento de Apiterapia devido a suas propriedades:

  • Anti-inflamatória, porque estimula o eixo hipotálamo, a hipófise e as glândulas suprarrenais e induz a produção de corticoides endógenos.

  • Analgésica, porque libera endorfinas que são analgésicos endógenos.

  • Antidepressiva, porque estimula a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina: neurotransmissores responsáveis por nossa sensação de bem-estar.

  • Imunomoduladora, porque estimula a formação de células multicelulares, monócitos, macrófagos e linfócitos A e T.

  • Hipotensora, porque dilata os vasos sanguíneos.

  • Antitumoral, porque, ainda que não seja o tratamento preferencial, possui um efeito destruidor das membranas celulares tumorais.​

Apitoxina - O Veneno do Bem

"a Apiterapia (...) tem como efeitos principais ativar o sistema imunológico, ser anti-inflamatório, vasodilatador e um poderoso analgésico."

A apitoxina também tem ação: cardiotônico, anticoagulante, eritropoiético, relaxante muscular, estimulante endócrino, neuro trófico, imunoestimulante, estimulante metabólico, antioxidante e radioprotetor.

Formas de administração da apitoxina (Métodos Fisioterapêuticos):

 

  • Picada direta de abelha

  • Injeção de preparações padronizadas

  • Ultrassom (fonoforese)

  • Eletroforese

  • Aplicação local

  • Inalações

  • Oral sublingual
     

Antes do tratamento é feito um teste com o paciente, caso este seja alérgico. E o tratamento dói? É aplicado gelo no local, anestesiando a região, tornando o tratamento quase indolor.

Existem contra-indicações?

Sim, existem. Veja quais são:

 

  • Não fazer uso de ibuprofeno no dia da aplicação.

  • Mulheres grávidas e lactantes.

  • Pessoas que fazem uso de anabolizantes.

  • Pessoas que fazem uso de cocaína.

  • Pessoas que tomam vacina contra Covid-19 ou da gripe na semana da aplicação.

APITERAPIA NO SUS

Aprovada no Sistema Único de Saúde

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.


As práticas foram institucionalizadas por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas. 

Aqui no Brasil, a Apiterapia foi integrada ao PICs (Práticas Integrativas e Complementares) no SUS - Sistema Único de Saúde, pela Portaria n° 702, de 21 de março de 2018.

Apiterapia nas PICs - SUS
Apiterapia no SUS

LOCAIS DE ATENDIMENTOS

Endereço Espaço Bragança

Rua Antônio Oliveira Camargo, 159
Jardim Recanto Alegre
Bragança Paulista, SP

Atendimentos com hora marcada

Endereço Espaço Atibaia

Rua Letícia Bonini, 282 B
Jardim Ipê
Atibaia, SP

Atendimentos com hora marcada

Apiterapia do Dr. Abelha ®

bottom of page